segunda-feira, 28 de maio de 2018

Novas exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro em 2018






















O artista plástico madeirense Diogo Goes integra quatro novas exposições colectivas, nas cidades do Funchal, Porto, Penaguião e São Paulo.
O projecto ‘Histórias da Ajudaris’18’ poderá ser visto na cidade do Porto. Estão já prontas as três ilustrações ‘Festa da Primavera’, ‘Amar a Natureza’ e ‘Amiga Especial’, naquela que será a sétima colaboração entre o autor e a Associação de Solidariedade Social Ajudaris, sediada na cidade do Porto. Estas ilustrações irão integrar uma publicação promovida por aquela instituição e uma exposição itinerante que irá percorrer várias Bibliotecas e Escolas pelo país.
No Museu Caves de Santa Marta, em Penaguião, apresentar-se-á a exposição colectiva internacional intitulada ‘Douro: Património Mundial’, com a curadoria de António Franchini. Nesta mostra Diogo Goes irá apresentar o objeto-pintura de médio formato ‘Fidelitas’, acrílico sobre madeira.
Na grande metrópole de São Paulo, no Brasil, a exposição de desenho ‘A Magia da Mobilidade na Arte’, inaugurada no passado dia 10 de Maio, no Espaço Cultural CRCSP, tem a curadoria de Fernando Durão e reúne duas centenas de artistas plásticos convidados - entre os quais o madeirense Diogo Goes - representantes de seis países, Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Itália e Portugal. Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 4 de Junho.
Já no Funchal, a exposição colectiva ‘Livro Arbítrio’ que conta com a participação de Diogo Goes, foi inaugurada no passado dia 25 de Maio e decorre até ao próximo dia no 4 de Junho no Teatro Municipal Baltazar Dias. Esta exposição com a curadoria de Fátima Spínola, reúne obras de Andreia Nóbrega, Carolina Fernandes, Diogo Goes e Fátima Spínola, e está integrada na programação da Feira do Livro do Funchal. Nesta exposição Diogo Goes apresenta o objeto-instalação site specific, ‘Goes Circus / Je suis libre porquois?’ que teve a sua estreia internacional em 2013, na VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que se realizou em Salvador da Bahia, no Brasil.
Refira-se ainda que o artista plástico havia já participado, até ao passado dia 20 de Maio, na exposição ‘Para a construção do Museu de Causas – Colecções Agostinho Santos’, patente no Convento do Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia e que reuniu nomes como Albuquerque Mendes, Baltazar Torres, Francisco Laranjo, Graça Morais, José Rodrigues e Júlio Pomar, entre outros.
Diogo Goes é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Possui Formação nas áreas da Gestão e Financiamento de Organizações e Projectos Culturais, e em Pedagogia. É autor de cinquenta exposições individuais e mais de uma centena de colectivas em todo o país e estrangeiro. Além da sua actividade artística, exerce funções de docente no ensino superior e director de eventos no ramo empresarial.
Estão agendadas ainda para este ano duas novas exposições individuais na Madeira e, em 2019, outra no norte do país.
in Diário de Notícias, Madeira (28-05-2018)





Sem comentários:

Enviar um comentário